A cura pela comida

Você sabia que temos uma verdadeira farmácia na cozinha, deliciosa e barata, e nem nos damos conta disso? É verdade: alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais têm um grande poder nutritivo e são capazes de ajudar no combate a doenças. O livro "A cura pela comida" (Seleções - Reader`s Digest) é um excelente guia que mostra as propriedades de vários comestíveis, lista problemas de saúde e como usar a alimentação para resolvê-los. A obra traz ainda receitas para o bem-estar e uma vida mais saudável.

Por exemplo: arroz branco, batata, banana e purê de maçã são um arsenal para tratar a diarréia. Já alho, iogurte, alcachofra e cebola agem contra a candidíase, enquanto brócolis, ervilha e abacate previnem cálculos renais. Confira a seguir os benefícios de alguns alimentos e saiba por que devem fazer parte do seu cardápio.

Feijão

Um dos pratos preferidos dos brasileiros, o feijão reduz o mau colesterol devido às suas fibras. Além disso, atua no organismo prevenindo o câncer e doenças cardíacas. Ah, e se o feijão é a primeira coisa que você corta do prato quando está de dieta, está cometendo uma grande injustiça! Por ser rico em carboidratos complexos, ele sacia a fome e queima energia de forma lenta e constante, ou seja, é perfeito para quem quer enxugar uns quilinhos.

DICA: Amasse feijão branco cozido e use como recheio em uma torta salgada.

Azeite de oliva

Aquela temperadinha na salada com um fio de azeite não só deixa o prato mais saboroso, como pode controlar doenças como diabetes e artrite reumatóide, além de prevenir câncer de próstata, de cólon e de mama. A gordura monoinsaturada presente no azeite protege o coração, reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta os níveis do bom colesterol (HDL). Rico em vitamina E, o azeite também atua contra os radicais livres.
DICA: Prefira o azeite virgem ou extravirgem. Menos processados, eles conservam melhor o conteúdo nutritivo.

Banana

Além de prevenir doenças cardíacas, derrames e problemas gastrointestinais, a banana relaxa a mente devido à vitamina B6 e o triptofano, tornando-se uma aliada no combate à ansiedade. Ou seja, uma ótima pedida quando a TPM estiver braba! A fruta também contém pectina, uma fibra solúvel que controla a diarréia, e potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.

DICA: Bata pedaços de banana em um liquidificador, com noz moscada, suco de limão e adoce a gosto. Leve ao congelador e em pouco tempo terá um delicioso sorvete.

Cenoura

Mamãe e papai já diziam que coelho não usa óculos. E a brincadeira tem sua verdade: o betacaroteno, poderoso antioxidante da cenoura, converte-se em vitamina A no nosso organismo, que é fundamental não só para os olhos, mas também para manter pele e cabelos mais saudáveis. As fibras insolúveis do legume previnem a prisão de ventre e aumentam a sensação de saciedade, ajudando a diminuir a fome e controlar o peso. A cenoura também protege contra alguns tipos de câncer e problemas de pele.

DICA: Ao cozinhar a cenoura com um pouco de azeite de oliva, o betacaroteno é mais bem absorvido quando processado pelo organismo.

Nozes e castanhas

Os benefícios desses alimentos são inúmeros: reduzem os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, aliviam a artrite, previnem a catarata devido à vitamina E, reforçam a imunidade devido a fitoquímicos como a saponina e reduzem os riscos de derrame, pois são ricas em potássio. A castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio, um mineral antioxidante que previne problemas oculares. No grupo de nozes e castanhas, incluem-se o amendoim, o pistache e a castanha de caju.
DICA: Para evitar que fiquem rançosas, guarde as nozes na geladeira ou no congelador. E se quiser realçar seu sabor, torre-as no forno por cinco a dez minutos.

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