Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ATITUDE

Chove, chuva

Como ajudar a reduzir alagamentos e enchentes?
Dicas para diminuir o risco de enchentes

Da Redação
Revista Vida Simples - 11/2007



A primeira atitude é não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios, pois os resíduos entopem os bueiros e se acumulam nas galerias subterrâneas para onde escoa a água da chuva, reduzindo sua vazão e causando inundações.
Materiais plásticos, como garrafas PET e sacos, são os maiores vilões, pois levam anos para se decompor e criam uma espécie de barreira para o fluxo de água. Da mesma forma, não se deve descartar móveis, pneus velhos, galhos de árvores ou entulhos no leito dos rios.

Além de poluir o ambiente, eles reduzem a área do rio que dá vazão à água, com risco de transbordamento. Manter o telhado limpo é outra dica, pois evita entupimentos nas calhas que levam a água para os escoadouros apropriados.

Segundo o geólogo Renato Eugênio Lima, do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cultivar um jardim em casa ajuda na absorção da água da chuva. "Manter áreas permeáveis em cada propriedade facilita a infiltração e reduz as inundações", explica.

Outra alternativa é construir reservatórios para armazenar a água da chuva, que pode ser usada para lavagem de pátios ou rega das plantas. Você ajuda a combater enchentes, colabora com o meio ambiente e reduz a conta d'água.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_260146.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz é o que realmente importa. (Madre Teresa De Calcutá.)

Supere seus limites

Ola! A covida-19 tem ditado novos comportamentos. Vivemos num tempo especial, onde devemos nos cuidar, para fazer um bem maior. Proteja quem...

Visite!

Saindo um cafezinho fresquinho!
Vamos conversar!

Rose Art Fibra - Crochê e Bordado

LOJA VIRTUAL - FRETE COM DESCONTO!