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terça-feira, 29 de junho de 2010

“Ateliê de Artes ou Artesanato”

1. Visite o maior número possível de “Ateliê de Artes ou Artesanato”, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

2. Se não for do ramo, terá que aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com “Ateliê de Artes ou Artesanato”. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de “Ateliê de Artes ou Artesanato”.

3. As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas, pois assim nenhum deles se sentirá ameaçado pensando em você como concorrente.

4. Responda:

 · Onde será localizado seu “Ateliê de Artes ou Artesanato” para conseguir atrair o maior número possível de clientes?
· Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?
· Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?
· Como será a operação do “Ateliê de Artes ou Artesanato” de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
· Como será sua equipe de funcionários?
· Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia).
· Quando seu “Ateliê de Artes ou Artesanato” estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias?
· Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?
· Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

 OPORTUNIDADE

 Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça?

 A DIFERENÇA?

 Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o retorno que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.

• Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços e produtos que pretende oferecer no “Ateliê de Artes ou Artesanato”, e que você consiga que eles comprem também de você.

• Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.

• Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada.

 PLANO DE NEGÓCIO: O QUE É? COMO ELABORAR?

Um “Plano de Negócio” pode ser entendido como um conjunto de respostas que define os produtos e os serviços que serão oferecidos. O formato mais adequado; o modelo de operação que viabilize a disponibilização destes produtos e serviços. O conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pelo negocio deverão possuir e desenvolver, para realmente conseguir ganhar dinheiro com o empreendimento. Tendo a paciência para aguardar o retorno e disposição para enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação. Você e sua familia terão que se adaptar ao novo estilo de vida.

O QUE CONSIDERAR NUM PLANO DE NEGÓCIO (PN)?

Perguntas que devem ser respondidas com o Plano de Negócio Definições que devem ser feitas por você

Quais produtos ou serviços o seu “Ateliê de Artes ou Artesanato” vai oferecer?
 Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que as necessidades de pessoas ou empresas devem ser atendidas. No caso dos produtos e serviços que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? Qual o modelo de empresa com o qual você poderia influenciar a decisão de compra dos futuros clientes? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu “Plano de Negócio”.

Como serão prestados estes serviços e como serão obtidos os produtos para comercialização?
É necessário garantir o domínio tecnológico, contar com especialistas nos serviços que oferecer especialista com habilitação profissional, licenciado para tal, conforme a legislação exigir. Já dispõe destes profissionais?São os próprios sócios? São empregados?São prestadores de serviços? Qual formato é mais adequado ao seu “Ateliê de Artes ou Artesanato?” Como agem seus futuros concorrentes? Como identificar os melhores fornecedores? Quais condições de aquisição serão mais adequadas? Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda? Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento?Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa, sem comprometer a disponibilidade financeira?

O que de melhor será oferecido?
Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos clientes que seja um diferencial, que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes que supere a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir novos de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é, no atendimento ao cliente.

Quem é e onde está o cliente?
O mercado comprador deve ser estimado. Deve ser conhecido. Quem freqüentará seu Ateliê de“Artes ou Artesanato?” Por que freqüentará?Quantos serão estes clientes? Onde estão estes clientes? Como chegar até eles? Como influenciar na decisão de freqüentar seu “Ateliê de Artes ou Artesanato?” Como será sustentada a quantidade de clientes necessária para viabilizar o “Ateliê de Artes ou Artesanato?”

 Fonte:
  1. http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/atelier_artes.pdf
  2. http://www.obrart.org.br/quem/index.htm

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