NÃO TENHO TEMPO

Todos têm diversas atividades durante o dia que consomem tempo: dedicação à família, trabalho, estudo, leituras, lazer, entretenimento, refeições, deslocamentos, cuidados pessoais, atenção e contatos com outras pessoas, atendimento ao telefone, sono, descanso, fazer nada, etc.

É impossível fazer qualquer coisa bem feita se não tomar algumas atitudes necessárias e decisivas: planejamento, organização, comprometimento e autodisciplina.

Dicas para economizar tempo:
· Planejamento: o tempo dedicado ao planejamento poupa um tempo bem maior na execução, e melhora os resultados.
· Organização: a organização facilita a execução, aumenta a produtividade e evita o estresse.
· Concentração: concentrar tempo e atenção às tarefas aumenta a produtividade e proporciona motivação pela percepção da coisa realizada.

Algumas medidas que ajudam economizar de tempo:

· Utilização de agenda

· Relacione o que pretende fazer;

· Organize a tarefa em grau de prioridade:
1. Nem importante e nem urgente: Atividades como bater papo ao telefone, jogar paciência no computador, assistir televisão, podem ser classificadas neste quadrante. Não é nem preciso dizer que não devemos dedicar muito tempo a atividades classificadas como nem importante e nem urgente, não é mesmo?
2. Não importante, mas urgente: Comece perguntando-se: "Quais serão as conseqüências se eu não fizer isto hoje?" Haveria uma atividade mais importante do que esta para ser realizada hoje?
3. Importante, mas não urgente: Se você postergar a realização de uma atividade importante, o tempo vai se esgotando e de repente ela se tornará urgente. Melhor fazer um cronograma das atividades e classificá-las para evitar que as atividades importantes se percam entre as urgentes.
4. Importante e urgente: Se você organizar e programar suas atividades, estará evitando que atividades importantes se tornem urgentes. Por que? Quem administra seu tempo com eficácia (fazer, executar a tarefa) e executa suas tarefas com eficiência (fazer bem feito), aumenta as chances de atingir seus objetivos. Realiza as coisas importantes com o devido tempo e aumentam suas chances de realizar suas atividades não importantes.

· Determine o tempo que gastara para a realização e controle-o;

· Tenha comprometimento para com o planejado;

· Seja realista e esteja consciente das limitações do tempo disponível

· Não inclua atividades em excesso. Evite frustrações.

· Preveja uma pequena reserva de tempo para imprevistos

· Concentração e autodisciplina.

Medidas que desperdiçam tempo:

· Falta de planejamento
· Indisciplina
· Indefinição de objetivos
· Indefinições de prioridades
· Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador)

Informação:

Tempo: palavra grega: Chronos e Kairos.
Chronos é o tempo dos relógios, é o mensurável, o tempo cronológico, é o tempo decorrido.
Kairos é o tempo em relação aos valores, à qualidade, é o tempo vivido.
Observe que se vive muito Chronos e pouco Kairos. Praticamente utiliza-se o tempo Chronos como parâmetro para tudo. Na nossa relação com os amigos, com o trabalho, com os estudos.

Sugestão:

· Bodil Jönsson em seu livro: "Dez considerações sobre o tempo", escreveu: o tempo não é uma questão que se possa resolver de uma vez por todas. Trata-se de um processo que dura à vida toda.
· Guia para a administração do tempo / Roy Alexander. Rio de Janeiro: Campus, 1995
· Não deixe para depois o que você pode fazer agora / Rita Emmett; tradução de Vera Maria Whately. – Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

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