Reaproveitando as sobras de Alimento

Você já reparou quanta sobra de comida vai para o lixo depois do preparo de uma refeição?
Folhas de verduras, talos de legumes, cascas de frutas, água de fervura de alimentos...
Saiba que nada disso é inutilizável.
Com um pouco de imaginação, muitas partes de alimentos que parecem não servir para nada podem ser reaproveitadas.

- Além de diversas famílias comprarem mais comida do que a necessidade de consumo, fazendo com que muita coisa estrague na geladeira, a maioria das pessoas não tem uma cultura de reaproveitamento. Desta forma, alimentos que poderiam ser utilizados acabam indo pro lixo – lamenta a nutricionista Gillian Alonso Arruda, do Conselho Regional de Nutricionistas (3ª Região).

Segundo a nutricionista, esse desperdício começa na colheita, quando os produtores se livram de folhas e outras partes de vegetais que poderiam ser utilizadas comercialmente. No entanto, isso não quer dizer que tudo que vai pro lixo deve ser aproveitado.

- Nem todas as partes de alimentos podem ser usadas. E também, não se pode afrontar os hábitos da população, embora o ideal é que se saiba como usar da maneira mais proveitosa possível o alimento que é consumido – ressalva Gillian Arruda.

CONSULTORIA

Gillian Alonso Arruda – Nutricionista do Conselho Regional de Nutricionistas
3ª Região (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) Tel: (11) 3284-1222


Veja como aproveitar melhor os alimentos

- Os talos de brócolis e espinafre têm tantos nutrientes quanto suas partes “nobres”. Podem ser usados em sopas, suflês, bolos salgados etc.
- Esses vegetais são ricos em vitamina A, que é ótima para a pele e os cabelos. Também têm ferro, que previne a anemia, e fibras, que fazem o intestino funcionar melhor – explica Gillian.

- O talo de agrião também é super-nutritivo, e vira ingrediente de um bolinho salgado*.

- Não é só a flor da couve-flor que pode ser consumida. Suas folhas também podem ser utilizadas, como se fossem couve-manteiga (aquela popular nas feijoadas).

- A parte branca da casca da melancia pode render uma deliciosa compota. Basta levar os pedaços ao fogo, com água e açúcar.

- A casca do abacaxi também pode virar suco*.

- Não jogue fora a água utilizada para fazer carnes e frangos. Ela contém sais minerais, proteínas e vitaminas. Se você utilizá-la para cozinhar o arroz, terá um alimento ainda mais nutritivo.

- As sobras de carnes cozidas podem virar deliciosos croquetes. E as de frango, recheios para pastéis, empadas e tortas. Se não for fazer na hora, congele para que elas não estraguem.

- O feijão fica ainda mais rico em ferro se você cozinhá-lo com a mesma água em que preparou a beterraba.

- Raspar a maionese do fundo do vidro é difícil, mas a tarefa fica mais simples com um pouco de suco de limão. A mistura ainda vira molho para a salada.

- O pão francês endureceu? Corte em fatias e torre no forno. Fica uma delícia.
- Outra opção é fazer croutons* com ele, para incrementar a salada.
- As cascas de pão de forma podem virar tira-gosto*.

* Receitas

Bolinhos de talo de agrião

Ingredientes:

Talos de agrião cortados em rodelinhas (o equivalente a meia xícara)
2 ovos
5 colheres de sopa de farinha de trigo
Meia cebola média
Sal a gosto

Modo de fazer:

Misture os ovos e a farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Acrescente os talos de agrião, a cebola e o sal e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez. Rende 10 bolinhos.

Suco de casca de abacaxi

Cozinhe as cascas de um abacaxi com um litro e meio de água. Bata aos poucos mistura no liquidificador, coe e adoce a gosto. Se quiser, adicione o suco de um limão. Rende seis copos de 250ml.

Croutons

Corte o pão francês endurecido em cubinhos. Em uma frigideira, frite-os em alho e óleo, enquanto coloca um pouco de sal e orégano. Seque os cubinhos em um papel absorvente. Depois de frios, guarde-os em um vidro bem fechado.
Tira-gosto de cascas de pão de forma

Em uma frigideira, aqueça 3 colheres de sopa de margarina, com 1 colher de sopa de molho inglês, pimenta-do-reino e ervas finas. Depois, passe as tirinhas de casca pela mistura e arrume-as em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média (180ºC), e retire quando estiverem bem douradinhas.

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