Festa em preto e branco: biscoito amanteigado



Não é muito comum encontrar biscoitinhos num buffet de festas, mas eu adoro fazer e comer, então inclui no cardápio. Até porque queria testar os minicortadores em formato de coração.
A receita é de um biscoito amanteigado normal, mas resolvi incrementar parte da massa com dois ingredientes diferentes: cacau em pó e castanha de caju moída.
Para seguir o padrão da festa, coloquei-os em saquinhos de plástico estampados com estrelinhas brancas e fechados com fita mimosa preta. Eles foram para a mesa dentro deste bowl de vidro.
Ingredientes:
250 g de manteigasem sal
140 g de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 ovo
300g de farinha de trigo
1 pitada de sal
3 colheres de cacau em pó (opcional)
1/2 xícara de castanha de caju triturada bem miudinha (opcional)

Como fazer:
Deixe a manteiga reservada em temperatura ambiente. Peneire e afarinha e misture ao sal. Reserve. Coloque a manteiga numa tigela e acrescente o açúcar, a essência de baunilha e o ovo. Vá adicionando a mistura seca à outra, com manteiga, aos poucos, amassando e moldando com as mãos na forma de uma bola.
Se quiser, acrescente o cacau e/ou a castanha nesta etapa, antes de abrir a massa.
Dica: você também pode dividir esta massa em duas porções e acrescentar um os dois ingredientes extras numa parte só.
Vá abrindo a massa aos poucos, cortando com um molde de metal ou plástico e dispondo numa assadeira previamente untada e enfarinhada. Leve ao fogo em temperatura de 180 g aproximadamente (leva uns 15 minutos, mas é bom ficar de olho pára não deixar queimar embaixo)

Postagens mais visitadas deste blog

Porta calcinha/cueca