Estou trabalhando como Agente Escolar e desempenhando a função de Inspetora de Aluno, numa escola da rede estadual e gostaria de oferecer e diversificar as opções de brincadeiras das crianças.
Este é um momento em que eles têm a oportunidade de escolher com quem conversar, de quem se aproximar, onde e como brincar. Este tempo e espaço dão-lhes oportunidade de relações em grupo.
O correr faz parte, mas vamos ver o que a internet nos oferece, como opção, para a diminuição das corridas pelo pátio. Eles ficam muito suados e ainda podem se machucar.
Tenho observado o ambiente do recreio e vejo que é um momento passível de aumento a incidência de demonstração de atos agressivos (crianças com dificuldades de aprendizagem e se relacionar (às vezes, discriminadas), geralmente são aquelas zangadas, ansiosas, deprimidas e violentas.
Pesquisando...
Jogos:
Número de participantes: 2 a 4
Objetivo
Fazer com que os personagens destruam o dragão (ao centro do tabuleiro) antes que ele seja liberto de sua caverna e destrua a floresta encantada
Material necessário
lápis de cor e canetinhas
1 folha grande de papel Paraná (ou papelão resistente)
tesoura e cola
papel sulfite
4 pinos de cores diferentes
papel contact
dado numérico
Como fazer
1. Desenhe e recorte, no papel Paraná, um tabuleiro quadrangular e um cubo planificado. Monte o cubo para fazer um dado especial.
2. Combine com as crianças que elas farão desenhos bem coloridos no papel sulfite. É preciso desenhar e pintar:
- Quatro personagens: unicórnio, duende, gnomo e fada. Cada um deve ser desenhado em dois tamanhos: um médio, para compor o tabuleiro, e um pequeno, para confeccionar o dado.
- Um dragão em tamanho grande (duas cópias idênticas) e um dragão em tamanho pequeno.
- Uma estrela pequena.
- Elementos de uma floresta encantada, como árvores e plantas.
3. Quando todos os elementos estiverem prontos, recortem cada um deles separadamente. Colem cada personagem em tamanho médio em um dos cantos do tabuleiro e o dragão grande (uma das duas cópias), ao centro. Ao redor, colem os elementos da floresta.
4. Partindo de cada personagem e em direção ao dragão no centro do tabuleiro, desenhem e pintem dez casas - cada bloco de casas na cor de um dos pinos que serão usados durante o jogo. Encapem o tabuleiro com papel contact.
5. Colem nas laterais do dado o unicórnio, o duende, o gnomo, a fada, o dragão e a estrela. Encapem o dado com papel contact.
6. Recortem a segunda cópia do dragão grande em 9 pedaços, formando um quebra-cabeça, e coloquem as peças montadas sobre o dragão do tabuleiro.
Como jogar
1. Todos laçam o dado numérico - quem tirar o maior valor começa a brincadeira - e posicionam seu pino sobre um dos personagens.
2. Cada um, na sua vez, lança o dado com os personagens. Se der estrela, que é o coringa, o jogador avança duas casas. Se cair dragão, uma peça do quebra-cabeça é retirada. E se cair outro personagem, somente ele próprio avança uma casa.
3. A floresta será salva se os personagens completarem a trilha antes que todas as peças do quebra-cabeça sejam retirados.
Número de participantes: dois a quatro
Objetivo
Salvar a Terra, impedindo que os ETs do disco voador (centro do tabuleiro) roubem baldes de água
Material necessário
- lápis de cor e canetinhas
- 1 folha grande de papel Paraná (ou papelão resistente)
- tesoura e cola
- papel sulfite
- 4 pinos de cores diferentes
- papel contact
- tampa redonda (ou outra superfície firme para a roleta)
- 1 taxinha
- 1 clipe
- dado numérico
Como fazer
1. Recorte no papel Paraná um tabuleiro quadrangular grande.
2. Peça para as crianças fazerem os seguintes desenhos no sulfite:
- Quatro personagens espaciais, que representarão os jogadores. É preciso desenhar cada um deles em tamanho médio (para o tabuleiro) e em tamanho pequeno (para a roleta).
- Uma nave espacial grande e uma pequena.
- Um planeta pequeno.
- Nove baldes de água pequenos.
- 40 estrelas (cada bloco de 10 com uma cor diferente).
3. Recortem os elementos separadamente. Colem os personagens em tamanho maior em cada uma das pontas do tabuleiro e a nave espacial, ao centro. Colem também as estrelas, partindo dos personagens em direção à nave. Encapem o tabuleiro com contact.
4. Colem os personagens em tamanho menor em um pedaço circular de papel Paraná, encapem com contact e fixem em uma tampa redonda ou outra superfície firme, com a ajuda de uma taxinha. Aproveitem a tachinha para prender também um clipe, que será o ponteiro da roleta.
Como jogar
1. Coloquem os baldes de água espalhados ao redor da nave espacial. Quem tirar o maior número no dado começa.
2. Cada um, na sua vez, gira a roleta e joga de acordo com o resultado. Se o ponteiro parar no planeta, todos os personagens avançam uma casa. Se cair em um personagem, ele avança sozinho uma casa. E se der nave, um balde de água sai do tabuleiro.
3. O planeta será salvo se os personagens chegarem à nave espacial antes de os baldes acabarem.
Dinâmica em grupo:
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Experiência de Vida.
Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.
Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.
Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.
Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas.
Propostas de perguntas:
- Como era seu melhor amigo(a)?
- Como seu pai gostaria que você fosse?
- O que você imaginava ser quando crescesse?
- Quais os seus sonhos de infância?
- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?
- Qual a melhor lembrança de seu pai?
- Qual a melhor lembrança de sua infância?
- Qual a melhor lembrança de seu mãe?
- Qual a sua primeira grande alegria?
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Preferências Individuais.
Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo.
Dentre os temas propostos pode-se ter temas como:
- drogas,
- sexo,
- namoro,
- política,
- amizade,
- família,
- educação,
- saúde,
- segurança,
- esportes, etc
Como desenvolver:
- Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema).
- Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema.
- As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas.
- Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo.
- Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.
Agora que plantei a sementinha, vou cuidar para obter uma colheita boa.
Aceito sugestões.
Aceito sugestões.
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