Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado na Conferência das Nações Unidas de 1972, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir os estragos provocados no planeta ― e que colocavam em risco nossa sobrevivência. Mais de 100 países e 250 organizações não governamentais traçaram conjuntamente um plano para minimizar o problema.

O documento abordava questões relacionadas ao desmatamento, à extinção de animais, à poluição do ar e do solo, à diminuição da biodiversidade e da água potável, à destruição da camada de ozônio. E, a partir de 1974, o Brasil passou a fazer sua parte por meio da Secretaria Especial do Meio Ambiente.

Se você não chegou de Marte ontem, porém, deve saber que, de lá para cá, o cenário terrestre só piorou, com direito a furacões impiedosos, enchentes devastadoras, deslizamentos fatais e invernos glaciais. O dia 5 de junho deve ser encarado, portanto, como uma oportunidade para refletir, não para comemorar.

Este ano, a ONU escolheu o tema "Pense, Coma, Poupe" (em inglês "Think, Eat, Save"). Que tal tirar cinco minutos para listar ideias de como ajudar a preservar nosso planetinha azul e a conscientizar outras pessoas? Aí, durante o resto do ano, é só colocá-las em prática.

INFORMAÇÕES

Postagens mais visitadas deste blog

Porta calcinha/cueca