Explorando materiais curiosos no mobiliário


Tão bom ver designers fazendo explorações com materiais que a gente sequer dá atenção no dia-a-dia! Até porque, quem poderia imaginar que a bucha vegetal deixaria de ficar escondida no box do banheiro pra invadir o mobiliário da casa toda?
 O projeto que apresento aqui hoje é de autoria do designer mexicano Fernando Laposse, que soube explorar algumas das melhores qualidades do material – como a leveza, a translucidez, a textura peculiar e a capacidade de absorver impacto. A linha de objetos nasceu para dar destaque à bucha acima de tudo, após muitas explorações com adição de madeira, cimento, costuras e moldes.




Com a ajuda de um carpinteiro local, o designer construiu as peças à mão emprestando um caráter autoral e pessoal bem forte. Ele destaca ainda que o material tem a qualidade de ser cultivado com facilidade nos países tropicais (nós bem sabemos!), pois requer somente 6 meses para estar pronto para a colheita, além de que um único agricultor pode produzir até 8000 buchas por hectare.
Quer mais? Este tipo de plantação utiliza poucos nutrientes do solo e deixa quase nenhuma raiz, tornando-se uma opção mais sustentável do que a madeira e a cortiça para o mobiliário. 





http://www.copyepaste.com/2012/06/explorando-materiais-curiosos-no.html

Postagens mais visitadas deste blog

Porta calcinha/cueca