ARTESANATO?

A palavra Artesanato vem da união de artesão (pessoa que desenvolve o trabalho manualmente ou com auxilio de alguma ferramenta rudimentar) + ato (que se faz – ação).

Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha juntado a si um ajudante ou aprendiz.

O artesanato é uma das mais ricas expressões culturais de um povo. O artesão utiliza cores de sua paisagem, faz referências às suas imagens prediletas, inspira-se na fauna e flora que está ao seu redor, retrata tipos humanos e costumes. Com sensibilidade, perícia e cuidado, o trabalho artesanal é executado pelas mãos que modificam a matéria utilizando insumos disponíveis e técnicas de produção típicas da sua localidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postagens mais visitadas deste blog

Porta calcinha/cueca