Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Feliz Dia do Fotografo!

FOTOGRAFIA




É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias.

Mercado de Trabalho

O mercado está em alta para bacharéis e tecnólogos que fazem cobertura de eventos sociais, como casamentos,festas e batizados. "As pessoas estão querendo um trabalho de melhor qualidade ,por isso esse é um setor de muita demanda e que não exige investimento alto em equipamentos", diz Élcio Ohnuma, coordenador do bacharelado em fotografia da Pan-americana Faculdade de Arte e Design, de São Paulo. A maioria dos profissionais abre estúdio próprio e atua como prestador de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas. A área mais concorrida e que melhor paga - e que também exige maiores investimentos em equipamentos - é a publicitária. Outra área que vem crescendo é a de arte. "Antes, as galerias só recebiam quadros e esculturas, mas já há abertura para os fotógrafos exporem seus trabalhos", conta o professor. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades, pois concentram o maior número de empresas que demandam esse profissional. São Paulo tem o maior mercado fotográfico do Brasil, com um número significativo de empresas de comunicação, birôs de tecnologia fotográfica e exposições. 

Salário inicial: R$ 1.090,00 (fonte: Ricardo Galarza,da Univali).

Curso

Há apenas três bacharelados no país que oferecem uma formação mais humanística se comparados aos tecnólogos,mais focados na prática. Os cursos dão ênfase à fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. 

Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional,como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica, entre outros. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão antes da formatura.



Duração média: quatro anos. 


A maioria dos cursos tecnológicos é voltada para a fotografia digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografia compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografia publicitária, digital, de eventos e direção fotográfica e de moda. 

Duração média: dois anos. 

Outro nome: fotografia e imagem.

O que você pode fazer

Área pericial

Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.


Arquitetura de interiores

Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.


Banco de dados

Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografias e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.


Curadoria

Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.


Estúdio

Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.


Fotojornalismo

Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.


Restauração e conservação

Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz é o que realmente importa. (Madre Teresa De Calcutá.)

Supere seus limites

Ola! A covida-19 tem ditado novos comportamentos. Vivemos num tempo especial, onde devemos nos cuidar, para fazer um bem maior. Proteja quem...

Visite!

Saindo um cafezinho fresquinho!
Vamos conversar!

Rose Art Fibra - Crochê e Bordado

LOJA VIRTUAL - FRETE COM DESCONTO!