Principais cuidados e tratamentos
- Não deixar a criança coçar os olhos. Compressas frias são eficientes para atenuar a coceira e demais sintomas.
- Limpar a parte externa dos olhos com um algodão molhado em água fervida, soro fisiológico ou água boricada.
- Reforçar a alimentação da criança com um cardápio rico em Vitamina C.
- Pedir o afastamento da criança da escola por, pelo menos, uma semana (quando contagiosa). O oftalmologista poderá fornecer um atestado médico.
- Evitar que a criança pratique exercícios físicos excessivamente. Repouso é fundamental.
- Lavar as mãos da criança com água e sabão freqüentemente.
- Trocar as toalhas e fronhas (que devem ser usadas apenas pela criança) diariamente.
- Não permitir banhos de banheira, piscina ou de mar.
- Evitar que a criança beije ou cumprimente com as mãos, caso a conjuntivite seja contagiosa.
Em alguns casos, estas providências são suficientes para a conjuntivite (dependendo do tipo) regridir completamente. Caso os sintomas persistam por mais de três dias, os pais devem levar a criança para a avaliação de um oftalmologista. Este médico irá prescrever os medicamentos adequados, que não devem ser interrompidos antes do tempo, mesmo que a criança apresente melhoras.
Conjuntivite alérgica
Geralmente ocorre nos dois olhos e em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa, ou seja, não passa de uma pessoa para outra e nem de um olho para o outro, mesmo que em alguns casos se apresente antes em um olho e depois no outro. Entre as conjuntivites alérgicas os sintomas são a coceira nos olhos e/ou pálpebras, olhos vermelhos, e secreção (geralmente pegajosa e clara). Pode haver períodos de melhora e reincidência. Nestes casos, é importante que a causa da conjuntivite seja encontrada, pois esta pode variar de pessoa para pessoa.
Conjuntivite tóxica
Este tipo de conjuntivite é causado pelo contato direto com o agente tóxico. Muitas vezes este agente pode ser medicamentoso, como o colírio, por exemplo. Em alguns casos, este tipo de conjuntivite ocorre em recém-nascidos devido ao uso obrigatório do colírio (Nitrato de prata 1%) no momento do nascimento. O sintoma é olho (ou olhos) vermelhos e irritados.
A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa, deve-se suspender o uso, sempre mediante orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz é o que realmente importa. (Madre Teresa De Calcutá.)