Translate

terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é Conjuntivite e quais os sintomas?

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (membrana que envolve grande parte do globo ocular). A causa da conjuntivite pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica.

 
Há casos em que uma hemorragia subconjuntival pode ser confundida com conjuntivite. Esta hemorragia provoca vermelhidão nos olhos devido ao rompimento de vasos sanguíneos por traumatismo ou mudança de pressão no interior da cabeça (por estresse, choque ou esforço físico, por exemplo). Apesar do aspecto, geralmente esta hemorragia é inofensiva e desaparece por si.

 
Conjuntivite infecciosa

 
É transmitida por vírus (mais freqüente) ou bactérias e pode ser contagiosa. Nestes casos, a contaminação se dá pelo ar, especialmente em ambientes fechados, pelo uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas e até mesmo pela água da piscina.

 
Existem diferenças entre os vírus, sendo que alguns se mostram mais agressivos e provocam grande desconforto ao paciente. A doença pode apresentar-se na forma aguda ou crônica e os sintomas são: olho vermelho, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz e secreção branca ou amarelada. Também podem ocorrer febre, dor de garganta e dores pelo corpo e, normalmente, a pessoa acorda com os olhos grudados devido à secreção. Este tipo de conjuntivite requer alguns cuidados especiais que podem evitar a transmissão.

Principais cuidados e tratamentos


 
A conjuntivite é muito comum em crianças de todas as idades. Uma vez constatada, é importante que os pais tomem cuidados especiais. Antes mesmo de procurar o oftalmologista, algumas providências podem ser tomadas para atenuar os sintomas da doença, entre elas:

 
  • Não deixar a criança coçar os olhos. Compressas frias são eficientes para atenuar a coceira e demais sintomas.
  • Limpar a parte externa dos olhos com um algodão molhado em água fervida, soro fisiológico ou água boricada. 
  • Reforçar a alimentação da criança com um cardápio rico em Vitamina C. 
  • Pedir o afastamento da criança da escola por, pelo menos, uma semana (quando contagiosa). O oftalmologista poderá fornecer um atestado médico. 
  • Evitar que a criança pratique exercícios físicos excessivamente. Repouso é fundamental. 
  • Lavar as mãos da criança com água e sabão freqüentemente. 
  • Trocar as toalhas e fronhas (que devem ser usadas apenas pela criança) diariamente. 
  • Não permitir banhos de banheira, piscina ou de mar. 
  • Evitar que a criança beije ou cumprimente com as mãos, caso a conjuntivite seja contagiosa.

 Em alguns casos, estas providências são suficientes para a conjuntivite (dependendo do tipo) regridir completamente. Caso os sintomas persistam por mais de três dias, os pais devem levar a criança para a avaliação de um oftalmologista. Este médico irá prescrever os medicamentos adequados, que não devem ser interrompidos antes do tempo, mesmo que a criança apresente melhoras.

 
Obs. Se apenas um olho estiver vermelho, a consulta médica deve ser ainda mais urgente.

 

Conjuntivite alérgica

 

Geralmente ocorre nos dois olhos e em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa, ou seja, não passa de uma pessoa para outra e nem de um olho para o outro, mesmo que em alguns casos se apresente antes em um olho e depois no outro. Entre as conjuntivites alérgicas os sintomas são a coceira nos olhos e/ou pálpebras, olhos vermelhos, e secreção (geralmente pegajosa e clara). Pode haver períodos de melhora e reincidência. Nestes casos, é importante que a causa da conjuntivite seja encontrada, pois esta pode variar de pessoa para pessoa.

 

Conjuntivite tóxica

 

Este tipo de conjuntivite é causado pelo contato direto com o agente tóxico. Muitas vezes este agente pode ser medicamentoso, como o colírio, por exemplo. Em alguns casos, este tipo de conjuntivite ocorre em recém-nascidos devido ao uso obrigatório do colírio (Nitrato de prata 1%) no momento do nascimento. O sintoma é olho (ou olhos) vermelhos e irritados.

 
Entre as substâncias mais comuns que causam a conjuntivite tóxica podemos citar alguns produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais.

 

A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa, deve-se suspender o uso, sempre mediante orientação médica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz é o que realmente importa. (Madre Teresa De Calcutá.)

Supere seus limites

Ola! A covida-19 tem ditado novos comportamentos. Vivemos num tempo especial, onde devemos nos cuidar, para fazer um bem maior. Proteja quem...

Visite!

Saindo um cafezinho fresquinho!
Vamos conversar!

Rose Art Fibra - Crochê e Bordado

LOJA VIRTUAL - FRETE COM DESCONTO!